Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Ação eficiente de militares de Juiz de Fora salva senhor que praticava atividade física

Militares do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), sediado em Juiz de Fora, Território Mata, ao retornar do atendimento de uma ocorrência, na última terça-feira (6/3), depararam-se com uma senhora solicitando ajuda para reanimar o senhor Moacir Bellozi, que se sentiu mal ao fazer exercícios físicos dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Os bombeiros, que tripulavam uma viatura de combate a incêndio e salvamento, realizaram a avaliação da vítima e constataram que os sinais vitais estavam conservados, porém o senhor Bellozi possuía histórico de hipertensão. De imediato, os militares acionaram uma Unidade de Resgate do 4º BBM.

Minutos depois, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória (PCR). Os bombeiros iniciaram a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e, após a chegada da Unidade de Resgate, os militares utilizaram o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e o senhor Bellozi retomou a respiração e a circulação sanguínea.

Os militares deslocaram com a vítima para um hospital de referência. De acordo com o Sargento Reinaldo Nascimento, que esteve no atendimento ao senhor Bellozi, a celeridade na assistência à vítima foi primordial para a reanimação do vitimado.

Já o Soldado Tiago Felipe Martins Rodrigues, militar da última turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd), destacou a emoção de participar de uma ocorrência dessa natureza. “Foi uma enorme satisfação realizar a tarefa e receber o carinho e agradecimento do público pelo trabalho realizado. Saímos do atendimento com a sensação de dever cumprido”, explica.

Além do Sargento Reinaldo do Nascimento e do Soldado Tiago Felipe Martins Rodrigues, participou da ocorrência o Sargento Wesley Carlos Paconi.

Comprimir para salvar

A história do senhor Bellozi demonstra a importância de uma ação rápida e efetiva em caso de uma PCR. Entender o que precisa ser feito é muito importante, pois a cada minuto perdido a vida do vitimado está em risco. Tensão e nervosismo são sentimentos comuns nesse momento, mas são extremamente prejudiciais.

Em 2017, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu quase Duas mil ocorrências de PCR, uma média superior a cinco atendimentos por dia.

No Brasil, estima-se que 280 mil pessoas morrem por ano vítimas de morte súbita e, por isso, o estudo desses acidentes tem crescido. Campanhas de Organizações Médicas Internacionais indicam que as pessoas que presenciam o mal súbito é que deveriam iniciar o processo de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Segundo estatísticas, 86% dos casos ocorrem nos lares e 14% em vias públicas ou em lugares de grande concentração de pessoas. Outro dado importante é que, mais de 50% das PCR são assistidas por um adolescente ou por uma criança, sem nenhum adulto por perto.

O CBMMG realiza a capacitação de civis para a assistência de acidentes dessa natureza, sabendo da importância da parceira da população para poder salvar vidas.

alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta