Corpo de Bombeiros trabalha de forma integrada neste carnaval

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) trabalha de forma articulada com outros órgãos para propiciar um melhor atendimento para a sociedade mineira. É um padrão de atuação adotado há algum tempo pela Corporação. Um exemplo dessa política é a presença de militares no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) e, ainda, nos Postos Médicos Avançados (PMA), instalados em pontos estratégicos da capital mineira.

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) é uma carreta com tecnologia embarcada (equipamentos de informática, radiocomunicação, câmeras e softwares) que se destina a realizar atividades em áreas específicas de interesse operacional. Estacionado em Belo Horizonte, na Praça da Estação, neste veículo de grande porte estão trabalhando de forma conjunta: representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, das Guardas Municipais e outros órgãos. Segundo o Tenente Hudson Andrade Werneck, do Corpo de Bombeiros, “é importante essa integração entre os diversos órgãos públicos para otimizar a prestação de serviços para a população”.

O reforço agradou aos agentes empenhados nas operações especiais de segurança, como explica a Tenente Andréa Coutinho, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: “O trabalho integrado é muito importante, pois possibilita o monitoramento imediato na estrutura do CICC. Mediante a uma ocorrência, podemos atuar em tempo real, oferecer um atendimento de qualidade e, ainda, economizar tempo. Além disso, o trabalho integrado proporciona o conhecimento de tudo o que está acontecendo na cidade, pois são muitas câmeras monitorando, isto permite deslocar o recurso para onde for necessário”, conclui a Tenente.

O Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) foi concebido com a missão de prover uma gestão eficiente dos serviços prestados à população por meio de um modelo de controle integrado de diversos órgãos públicos. O Corpo de Bombeiros trabalha integrado a instituições como PMMG, Defesa Civil, BHTrans, com o objetivo de potencializar um melhor atendimento das ocorrências. De acordo com o Tenente Alysson José Borges da Mota, do Corpo de Bombeiros, “os órgãos públicos não devem trabalhar de maneira estanque, mas de modo unificado para atender eficazmente a população. ”