Um Carnaval Seguro se faz com prevenção e fiscalização

O Carnaval de Belo Horizonte tem arrastado milhões de moradores e turistas para a folia. Nesta segunda-feira (12/02), o bloco Baianas Ozadas, um dos mais famosos, reuniu cerca de 500 mil pessoas nas ruas. Antes de iniciar a movimentação, o bloco passou pela vistoria do Corpo de Bombeiros que conferiu as condições de segurança para o desfile.

O terceiro dia de atuação dos bombeiros nas ruas evidencia o sucesso da operação especial de Carnaval. A presença dos militares confere tranquilidade aos foliões, ao passo que a distribuição em pontos estratégicos reduz o tempo resposta nos atendimentos.

O Capitão da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), do Corpo de Bombeiros, Gabriel Patrocínio de Andrade, que participou da vistoria, comentou a operação em BH e região metropolitana: “ Desde 2017, temos trabalhado conforme a legislação que versa sobre os blocos de Carnaval. Como no ano passado, foi feita uma avaliação prévia dos blocos, dos itinerários e das questões técnicas de segurança. Agora, nosso trabalho é verificar se o que foi orientado está sendo cumprido pelos organizadores”, afirmou.

A Sala de Situação é mais um braço de apoio da grande operação que tem apresentado bons resultados, como explica o Capitão Rodrigo Soares Guimarães: "É um trabalho em que nós levantamos os dados da região metropolitana, região em que atua o 1º COB, onde temos acompanhado todas as ocorrências, público, blocos e as vistorias e interdições do Corpo de Bombeiros nas ruas. Com isso, temos a real situação da cidade", explicou.

Nossa equipe de comunicação percorreu algumas ruas de Belo Horizonte, enquanto desfilava o bloco Baianas Ozadas, para saber a opinião dos foliões quanto ao Carnaval na capital e a presença dos bombeiros. Veja alguns depoimentos:

“Há muito tempo não passo o Carnaval em BH. Estou achando magnífico e com muita segurança. Estou tomando todos os cuidados que as autoridades e o Corpo de Bombeiros passou pra gente. ”Fátima Regina Dornas Ramos

“Estou achando tudo muito tranquilo. As pessoas estão vindo com crianças e isso é importante, porque o Carnaval é uma festa popular e as pessoas estão sentindo segurança nas ruas. Essa divulgação do Carnaval Seguro está sendo muito importante, pois contribui para que a festa fique bonita assim. ” Fábio Dornas de Souza

Fotos: Sd Fraga - EMBM5