CBMMG intensifica ações de salvamento e auxílio em municípios atingidos pela chuva

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem trabalhado de forma integrada e coordenada para atender às ocorrências e amenizar a situação das comunidades que estão sofrendo com as implicações da chuva em diversas cidades de Minas Gerais.

A chuva contínua dos últimos dias provocou uma série de inundações e deslizamentos de terra em diversas cidades, com destaque para alguns municípios do Território Caparaó, onde quatro equipes do CBMMG ─ com militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD) e Batalhão de Emergências Ambientais (BEMA) ─ estão atuando de forma intensiva desde a segunda-feira.

Os militares realizaram vistorias nos locais mais críticos e tomaram providências, tais como: retirada de pessoas das áreas de risco, interdição de locais, entre outras ações mais urgentes nas comunidades atingidas. Além disso, os militares ofereceram ajuda humanitária, com distribuição de recursos que estão sendo enviados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Após o levantamento, a Tenente Luciana Silva Procópio, que esteve à frente da organização das equipes, reuniu-se com representantes da Defesa Civil, Prefeitura, Polícia Militar e lideranças da comunidade a fim de otimizar o atendimento. “Diante do cenário de destruição é necessário entender quem são as pessoas responsáveis por cada ação e estabelecer prioridades, dentre elas, a vida. A ação coordenada gera um atendimento mais rápido e salva vidas”, explica.

Entenda o histórico da operação

Por volta das 2h30 da madrugada de segunda-feira (05/12), o Pelotão de Ponte Nova recebeu o primeiro chamado e a equipe de bombeiros realizou o resgate de 15 pessoas ilhadas em Águas Férreas, distrito de São Pedro dos Ferros. O grupo de pessoas, que em sua maioria era formado por idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, encontrava-se cercado em uma região de difícil acesso, tornando o resgate mais difícil. Apesar da dificuldade, todos os moradores foram resgatados com vida e passam bem.

A água atingiu quase totalmente as moradias dos distritos de Águas Férreas, Vista Alegre e Rio Casca, onde um homem de 60 anos, que ajudava no resgate foi arrastado pela correnteza. Devido ao ágil trabalho do Corpo de Bombeiros, o homem foi localizado, socorrido e passa bem.

As equipes do Corpo de Bombeiros permanecem na região para busca dos desaparecidos e suporte humanitário aos atingidos pela chuva. Devido às devastações, a maior demanda da população é por água potável e as doações estão sendo recebidas pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), por meio do telefone (31) 3349-2400 ou pelo site www.servas.org.br