Bombeiros realizam Operação Alerta Vermelho em várias cidades de Minas

Nessa última quinta-feira (30/11), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, das 9h às 12h, mais uma etapa da operação Alerta Vermelho em comércios de 14 cidades mineiras. Somente em Betim foram vistoriados 573 estabelecimentos, sendo que 147 estão em situação regular e 426 apresentaram irregularidades.

Durante a operação, os Bombeiros visitaram as lojas com o intuito de orientar os comerciantes sobre as medidas de segurança a serem adotadas para evitar incêndios e como obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Foram verificados extintores, hidrantes, alarmes e outros sistemas de detecção na primeira etapa da operação, que teve caráter educativo.

Anualmente, são realizadas em Minas Gerais 40 mil vistorias de Segurança Contra Incêndio e Pânico pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Tenente Pedro Aihara, “o objetivo desta operação é mostrar o que os estabelecimentos não estão cumprindo na legislação, sem a aplicação de sanção nesse primeiro contato. Queremos despertar a consciência dos proprietários para a necessidade de adequação.”

Para viabilizar e agilizar as ocorrências feitas durante a operação Alerta Vermelho em Betim, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Seps) disponibilizou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), com estações de trabalho e acesso aos sistemas utilizados pelos bombeiros militares. Os profissionais utilizaram a estrutura tecnológica para fazer o registro das visitas educativas, permitindo assim que o atendimento telefônico do 193 ficasse integralmente disponível para a população.