Corpo de Bombeiros Militar dá dicas de como evitar acidentes com o botijão de gás

No dia a dia, ao preparar as refeições diárias, as pessoas só se preocupam com o botijão de gás quando é preciso realizar a troca do bujão, ou no momento em que ocorre um vazamento. O escape de gás liquefeito de petróleo (GLP) é preocupante, pois pode causar acidentes graves. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a quase 500 ocorrências dessa natureza de janeiro a setembro deste ano.

O Tenente Pedro Aihara do CBMMG destacou como evitar esse tipo de acidente em casa. "É muito importante observar o estado geral do botijão e prestar a atenção principalmente na mangueira e no regulador de gás, que possuem cinco anos de validade. A mangueira com o tempo pode se ressecar e, dessa forma, vai potencializar a chance de um vazamento", ressalta.

O oficial ainda comentou sobre procedimentos para verificar vazamentos. "Depois de realizar a instalação, o ideal é usar uma esponja com um pouco de detergente e passar próximo à junção entre a saída de gás e o regulador. Caso surjam bolhas, é porque há vazamento. Quando isso ocorrer, é preciso abrir todas as janelas e deixar o ambiente bem arejado", explica.

Para a dona de casa Mônica Aparecida Carvalho, o conhecimento a ajudou a escapar de um acidente. Ela, ao perceber que a cozinha estava com um cheiro forte de gás, colocou o botijão em lugar aberto e ventilou os cômodos da casa. "Tenho um filho militar e nós conversamos muito sobre esse tipo de situação. Valorizamos as dicas de segurança quando vemos o problema na nossa frente”, aponta.

Uma característica marcante e interessante do GLP é não possuir cor nem cheiro próprio. No entanto, por motivo de segurança, uma substância é adicionada ao gás ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás.

Confira no link abaixo outras dicas para evitar acidentes

Outras dicas para evitar acidentes com o botijão de gás