CBMMG treina crianças e adolescentes que convivem com o risco de enchentes durante o período chuvoso

Com a proximidade do período chuvoso, há a possibilidade de alagamentos de áreas próximas de rios e córregos. Para evitar acidentes e preparar moradores de áreas de risco para enfrentarem as situações adversas das chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) realizaram, nessa terça-feira (8/11), na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, o treinamento para 300 crianças de escolas municipais da capital que moram em regiões de risco.

O treinamento teve como objetivo a capacitação das crianças para atuarem em situações de iminente ameaça de alagamento. Os alunos receberam instruções de nós e amarrações e posteriormente aprenderam técnicas para saída de automóveis quando o veículo fica ilhado em enchentes. Esse tipo de instrução, de acordo com o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Coronel Waldir Figueiredo Vieira, é extremamente importante para a diminuição de acidentes durante o período de chuvas torrenciais. “Esta capacitação leva o conhecimento da prevenção para as escolas e representa um marco para a cultura de alta prevenção e proteção comunitária, pois existe a participação do cidadão e ela é fundamental para o sucesso do projeto”, comenta.

A professora Gisélia da Silva aprovou a iniciativa de inserir as crianças no contexto da prevenção de acidentes. “O evento é muito válido. Nas comunidades que esses jovens moram, eventualmente, ocorrem desastres e eles acompanham de longe a atuação dos militares do Corpo de Bombeiros. Com essas técnicas, eles passam a entender que também são agentes para evitar incidentes. Depois de hoje, os meninos estão ainda mais próximos da Corporação”, enaltece.

A manhã de treinamento foi bem movimentada para as crianças. Elas, logo quando chegaram, acompanharam uma apresentação da Banda Sinfônica do CBMMG, que tocou um repertório voltado ao público infantil, e, em seguida, eles vivenciaram um pouco da rotina de um bombeiro militar ao participarem da cerimônia cívico-militar. O adolescente Wallan Lima, de 16 anos, destacou que o contato com parte do dia a dia dos militares foi muito interessante. “Acompanhamos o hasteamento da bandeira e realizamos atividades que irão nos ajudar no momento de risco. Essa manhã com o Corpo de Bombeiros foi muito especial”.

NAC e Nudec

Os Núcleos de Defesa Civil (Nudec) e os Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) são formados por cidadãos de diferentes comunidades, que contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, além de orientar e prestar socorro imediato nas situações de emergência.