Corpo de Bombeiros realiza treinamento para a comunidade orientando sobre os perigos do período chuvoso

Voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC) e agentes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) participaram, na manhã do último sábado (7/10), de treinamento que teve como foco o comportamento de segurança nas ocorrências típicas da temporada chuvosa. O curso foi realizado na Academia de Bombeiros Militar (ABM), no Bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A capacitação é uma ação em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Os núcleos são formados por pessoas que vivem em áreas de risco e de inundações na capital, ou conhecem essa realidade de perto. Sob o comando do Cadete Marco Antônio de Oliveira Neto, o treinamento foi gerenciado pelos cadetes do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e apoiado pelos cadetes do primeiro ano. Os militares foram responsáveis por organizar e propor oficinas relacionadas à realidade do público-alvo.

No evento, foram ministradas oficinas de ações preventivas, comportamentos de segurança, nós e amarrações, lançamento de cordas, regras para salvamento em enchentes, rios e desabamentos, primeiros socorros e procedimentos após inundação.

De acordo com o Subcomandante da ABM, Tenente-coronel Sérgio José Ferreira, a capacitação dos voluntários garante a disseminação do conhecimento que eles obtiveram no curso para a comunidade onde eles moram. “As técnicas passadas para os voluntários são simples, mas são fundamentais e melhoram as condições de quem passa por esse tipo de situação”, explica.

A voluntária Jandira Cristina demonstrou muito entusiasmo com o treinamento. “Eu amo esse tipo de encontro. Além de aprender, também me diverti. O Corpo de Bombeiros conseguiu unir instrução com descontração. Foi um momento único para todos nós”, destaca.

A capacitação também contou com a participação de funcionários da PBH e de voluntários da União dos Escoteiros do Brasil. Ao todo, cerca de 200 pessoas participaram da atividade.