Gente Inocente - Atendimento a vítimas e suporte logístico marcaram atuação do CBMMG em Janaúba

O último dia 7 amanheceu sombrio para os cerca de 70 mil habitantes de Janaúba, no Norte de Minas. Em poucos minutos, a notícia do ataque de um vigia a crianças e professores da creche Gente Inocente, no bairro Rio Novo, se alastrou na imprensa e nas redes sociais dando a dimensão da tragédia. Em meio à perplexidade diante de um fato tão cruel, os militares, acostumados às mais diversas ocorrências, mostraram ao Brasil e ao mundo que o apoio da corporação estará sempre nos lugares certos nas horas mais incertas para salvar vidas. Tão logo foi acionado, o Corpo de Bombeiros se empenhou no socorro às vítimas, a maior parte crianças de 2 a 5 anos, e no apoio logístico a toda a operação por meio do Sistema de Comando em Operações (SCO).

Apoio que veio de várias frentes. De acordo com o comandante do 7º batalhão de Bombeiros (Montes Claros), Tenente-coronel Waldeci Gouveia, tão logo foi acionado, o Pelotão de Janaúba se mobilizou para o atendimento às primeiras vítimas. “Montamos toda a estrutura de SCO para o apoio logístico e transporte dos feridos para hospitais locais, Montes Claros e Belo Horizonte. No Posto de Comando Unificado, uma equipe médica integrou a equipe técnica fazendo a avaliação do estado das vítimas para que pudéssemos dar o correto encaminhamento aos hospitais”, conta. Ele afirma que a participação do Corpo de Bombeiros foi efetiva tanto nos atendimentos quanto na gestão. “ Precisávamos de uma competência, de uma habilidade para que tudo funcionasse. Essa interação entre todos os órgãos, Bombeiros, PM, Samu e o município foi fundamental”, avalia. O apoio durante a operação envolveu ainda o emprego de dois helicópteros Arcanjo, do Batalhão de Operações Aéreas/Comave, além de outras aeronaves, e de 37 bombeiros do Pelotão de Janaúba e do 7º BBM.

A atuação das equipes de Bombeiros ganhou destaque também em toda a imprensa. Jornalistas de diversos veículos de comunicação enfatizaram a atuação dos militares tanto no gerenciamento da ocorrência quanto no repasse de informações.