Prevenção a acidentes na estação chuvosa deve ser realizada durante todo o ano

O período de chuvas chegou ao estado neste mês de outubro e com ele cresce o número de ocorrências de acidentes, como: inundações, desabamentos e quedas de árvores. O cuidado e a prevenção continuam sendo os melhores meios para a diminuição dos riscos.

Em 2016, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu a quase duas mil ocorrências de corte de árvores caídas em vias públicas, nos meses de outubro a fevereiro, período em que a incidência de chuvas no estado é maior comparada ao restante do ano. No mesmo intervalo, os militares do CBMMG atenderam a 49 ocorrências de inundação no estado e a 227 atendimentos de salvamento em desabamentos e desmoronamentos.

Segundo a cartilha de prevenção de acidentes do CBMMG, algumas ações podem ser realizadas antes do início do período chuvoso para evitar acidentes: “é preciso fazer a limpeza dos telhados; desobstruir as calhas; manter limpos os ralos, esgotos, galerias e valas; retirar entulhos dos quintais, becos e ruas; providenciar a poda ou corte de árvores com risco de queda; reforçar muros e paredes pouco confiáveis”.

Quando o período de chuva se inicia, as dicas, além de serem preventivas, também são de como se portar em situação de risco. De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), Major Anderson Passos, no caso de chuva intensa e risco de desabamento de residência, os moradores precisam agir imediatamente. “Nos casos de maior gravidade, havendo infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, abandone a residência. Quem mora as margens de rios e próximo a encostas também deve sair de casa. É necessário manter a calma acima de tudo”, explica.

Outra situação preocupante é quando motoristas trafegam em vias que há riscos de inundação. “Geralmente essas vias são sinalizadas com placas. O condutor do veículo deve ficar atendo quando a chuva começar. Caso perceba a elevação do nível da água, procure um local alto e espere o nível da água baixar”, pontua o Major.

Para o comandante do BEMAD o cuidado para evitar acidentes não deve iniciar-se próximo ao período chuvoso. “Esse tipo de conduta deve ocorrer o ano todo. Assim, o número de acidentes irá diminuir consideravelmente”, diz.

Conforme o serviço de meteorologia da Cemig, o fenômeno La Niña, que se forma no oceano Pacífico, deverá ganhar força em novembro, provocando assim queda nas temperaturas em grande parte do estado e as chuvas ficarão acima da média de 2016.