Dia da Independência – CBMMG participa do tradicional desfile de 7 de Setembro no centro de BH

A avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, foi palco do tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 195 anos da proclamação da independência do Brasil. O Corpo de Bombeiros Militar participou do desfile, ao lado de outras forças de segurança, e encantou as centenas de pessoas que foram assistir ao tradicional evento. O Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza, participou do desfile no palanque, ao lado do governador Fernando Pimentel e de outras autoridades.

O batalhão de desfile do CBMMG foi composto por 509 bombeiros militares que representaram diferentes atividades exercidas pela corporação como combate a incêndios e salvamentos. Desfilou à frente da tropa a Banda Sinfônica, uma das mais antigas do estado e reconhecida recentemente como patrimônio cultural mineiro. Já a tropa motorizada foi composta por viaturas de prevenção, salvamento, resgate e combate a incêndios, dentre elas, uma Autobomba Plataforma Escada (ABPE) que atinge a altura de 54 metros, própria para incêndios em grandes alturas. O desfile motorizado foi encerrado com a “American La France”, a mais antiga e tradicional viatura do CBMMG, fabricada nos Estados Unidos em 1959 e hoje conservada como relíquia. Na antiga autobomba desfilaram o mascote Foguinho e crianças vestidas de bombeirinhos.

Participaram do desfile integrantes do Exército, Força Aérea, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária, Defesa Civil, Guarda Municipal, Sistema Prisional além de associações e escolas.