Governador elogia atuação e destaca eficiente mobilização das equipes no Rola Moça

O governador Fernando Pimentel esteve, na tarde dessa terça-feira (5/9), no Posto de Comando do Corpo de Bombeiros Militar, instalado no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. O chefe do executivo estadual, acompanhado do Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza; do Chefe do Estado-Maior, Coronel Edgard Estevo da Silva; e do Comandante do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1º COB), Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, elogiou a atuação das equipes e enfatizou a eficiente mobilização para controlar os focos de incêndio no parque.

O governador e o comando do CBMMG conversaram sobre as estratégias adotadas no combate. Os trabalhos foram intensificados no último domingo (3/9), quando o incêndio passou a ser de grandes proporções. Militares do Batalhão de Emergências Ambientais (BEMAD), de Unidades da RMBH, da Academia, além de bombeiros da área administrativa, o chamado "4º esforço", se dedicaram ao trabalho. Alguns deles, apresentaram-se voluntariamente para a missão, abrindo mão da folga, para ajudar na força-tarefa que nos dois dias seguintes conseguiu controlar as chamas. Para o Comandante-Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza, é uma enorme satisfação ver o empenho dos militares envolvidos na ocorrência. “Percebemos aqui uma grande entrega de nosso efetivo. Esse é o espírito que sempre precisamos carregar para todas as ocorrências. Dessa forma, não importa o desafio, nós iremos vencer”, enalteceu.

Ação imediata

Um apurado planejamento e a antecipação das ações garantiram o sucesso do CBMMG nos combates aos incêndios florestais que se acentuaram neste período de estiagem. A atuação dos militares se destacou nos incêndios dos Parques do Itacolomi, em Ouro Preto, e do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.