Ação dos Bombeiros no zoológico conscientiza para a prevenção a acidentes com crianças e adolescentes

Crianças e adultos que visitaram o Zoológico de Belo Horizonte na última sexta-feira (1º/9), além de diversão, receberam também conhecimento. Um estande montado pelo Corpo de Bombeiros mostrou a importância da prevenção aos acidentes com crianças e adolescentes.

A ação educativa marcou o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes. O objetivo foi alertar os pais para os principais cuidados e também o que fazer caso os acidentes aconteçam. No estande, os visitantes também conheceram equipamentos utilizados pelos bombeiros nos atendimentos. Tudo com a companhia do boneco Foguinho, mascote da corporação.

De acordo com dados do Datasus, sistema de dados do Ministério da Saúde, este ano, a principal causa de mortes por acidentes de menores de 1 ano é a sufocação, representando 70% dos óbitos. Em seguida vem o trânsito com 14% das mortes. Na faixa etária de 1 a 4 anos, o afogamento tem o maior número (34%), e os acidentes de trânsito representam 30% das mortes. Já na faixa etária de 5 a 9 anos, os acidentes de trânsito representam quase a metade dos óbitos (48%) e o afogamento representa 26% das mortes. De 10 a 14 anos, o trânsito é responsável pela metade exatamente das mortes, em segundo lugar vem também o afogamento (26%). Além da atividade dos Bombeiros, o zoológico também promoveu a revelação do nome do filhote de gorila, escolhido por votação popular. O nome vencedor foi Ayô.