Bombeiros fecham semestre com redução de 50% nos incêndios no Rola Moça e Alerta Vermelho em 700 estabelecimentos no Estado

Redução de 50% dos incêndios no Parque do Rola Moça e mais de 700 estabelecimentos vistoriados na Operação Alerta Vermelho. Os números mostram o desempenho do Corpo de Bombeiros Militar no primeiro semestre e foram apresentados pelo Comandante Geral, Coronel Cláudio Roberto de Souza, nesta sexta-feira (11/8), durante coletiva à imprensa realizada pela Câmara de Coordenação das Políticas de Segurança Pública, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.

O evento foi aberto pelo governador Fernando Pimentel que destacou os resultados apresentados pelos órgãos de segurança no Estado. “Como cidadão mineiro, até mais do que como governador, fico muito satisfeito de ver a forma como está sendo conduzida a segurança pública de Minas Gerais, e que ela está produzindo bons resultados, com números positivos e melhores do que a média nacional”, ressaltou o governador.

O Coronel Cláudio destacou a importância das ações integradas entre os órgãos da segurança pública mineira. “ Nosso objetivo é dar continuidade a essas demandas, levando mais segurança à população. Estamos adotando algumas medidas administrativas, convergindo esforços para que o Bombeiro tenha um aporte de recursos humanos na área operacional, principalmente no atendimento pré-hospitalar”, explicou.

Dentre os anúncios feitos pelo Comandante Geral estão a ampliação da presença do CBMMG no interior do Estado com a inauguração de postos de atendimento nas cidades de Nanuque, Mariana e Resplendor. “Até o final do ano serão anunciados mais sete municípios e estamos fazendo isso com sustentabilidade” avalia o Comandante Geral. Em sua fala, o Coronel Cláudio citou ainda uma ação integrada com o Comando de Aviação do Estado (Comave) para a criação de uma Base Aérea Integrada em Governador Valadares, no leste mineiro e a continuidade da Operação Alerta Vermelho em Belo Horizonte e no interior, quando estabelecimentos comerciais recebem a visita de equipes de vistoriadores. A ação é de caráter educativo.

A coletiva contou com a presença do Comandante Geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; do secretário de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes; do chefe da Polícia Civil, João Octacílio Neto e outras autoridades. Durante o evento foram apresentadas também as estatísticas da criminalidade em Minas Gerais. O Estado fechou o primeiro semestre de 2017 com queda de 8% nos índices de roubos e 4% nos números de homicídios. Os seis primeiros meses do ano também apresentaram redução em 10 das 12 estatísticas de criminalidade monitoradas pelo Governo do Estado.

Atuação estratégica

A criação da Câmara de Coordenação de Políticas de Segurança Pública é uma estratégia adotada pelo governo para ampliar a discussão e traçar ações conjuntas envolvendo os agentes ligados à área.