Feriado de Corpus Christi terá atendimento integrado entre Bombeiros e Samu

O feriado de Corpus Christi terá uma novidade este ano em Belo Horizonte. Pela primeira vez na data, os atendimentos do Corpo de Bombeiros serão realizados integrados com o Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu). A parceria, inédita no país, vai beneficiar a população com uma resposta mais rápida nas ocorrências.

No novo modelo de atendimento os protocolos de salvamento das duas corporações foram alinhados, criando-se equipes mistas formadas por bombeiros, médicos e enfermeiros que quando acionada, seguirá para a ocorrência na mesma viatura. Dessa forma, todos os profissionais chegarão ao mesmo tempo para atender a vítima.

O projeto piloto já foi testado nos feriados da Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalhador, em abril e maio deste ano, com um saldo de 20 ocorrências diversas. As mais comuns foram acidentes com vítimas presas entre as ferragens, incêndios e emergências psiquiátricas. De acordo com o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, Major Anderson Passos, a parceria tem dado resultados positivos. “ Nossa intenção é que o serviço seja implementado de forma definitiva em Belo Horizonte”, afirma. Opinião semelhante tem o gerente coordenador do Samu-BH, Alex Sander Peres que destaca a oportunidade da junção das competências das duas instituições na melhoria do atendimento à população.

Treinamentos

Para que o projeto fosse colocado em prática, as equipes do Samu receberam treinamento realizado pelas equipes de Bombeiros em técnicas de resgate veicular, vítimas desaparecidas em matas e cavernas, por exemplo. Ao todo, 140 médicos e enfermeiros já foram formados pelo curso dos bombeiros. “ A ideia é nivelarmos as informações, criando um protocolo único de atendimento”, explica o Major Passos.

alt alt