Aumenta em 200% o número de incêndios em lotes vagos em Minas Gerais

Incêndio em lote vago atinge rede elétrica. Incêndio em lote vago atinge seis carros. Incêndio em lote vago assusta moradores e atinge residências. Essas são algumas das consequências dos incêndios em lotes e áreas verdes urbanas que aumentaram 200% nos últimos dois meses em todo o Estado. Além de ser um crime, causam prejuízos ambientais, materiais e sobrecarregam o serviço de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros Militar.

Somente no primeiro quadrimestre de 2017, foram 1772 ocorrências de incêndio em lote vago, em Minas Gerais. Com esses números temos uma média de 14 incêndios por dia, que são, em sua maioria, provocados pelo homem.

De acordo com o artigo 250 do Código Penal, o crime de prática de incêndio pode levar de três a seis anos anos de reclusão e multa. Ainda, se o incêndio for praticado em lavoura, pastagem, mata ou floresta há o aumento de um terço na pena. E caso se constate a intenção criminosa do praticante, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos.

Cuidados

Os cuidados para a diminuição desses incêndios passam pela conscientização da importância de se manter os lotes limpos.

A grande maioria dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários como a queima do lixo para limpar a propriedade.

Nas épocas do ano com tempo seco, qualquer fagulha, levada pelo vento, pode provocar um grande incêndio.

A limpeza dos lotes deve ser feita durante todo o ano e uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação.

Evite jogar bituca de cigarros, garrafas de vidros e lixo químico nos terrenos.