Operação Tiradentes – Bombeiros e policiais militares juntos em todo o país em ações de prevenção

A Operação Tiradentes, inédita no Brasil, vai realizar ações conjuntas entre bombeiros e policiais militares. As atividades de prevenção e manutenção da ordem pública começam às 14h do dia 20 e se encerram às 10h no dia 22 de abril, com o objetivo de promover a segurança à população e serão realizadas simultaneamente em todo o país. Em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar realizará 32 pontos-base em rodovias mineiras e prevenção aquática com o emprego de 856 militares.

Do total de militares que estarão na operação, 165 deles serão empenhados diretamente nos locais definidos e 691 estarão em regime de prontidão nos batalhões em todo o Estado e em 32 pontos-base nas rodovias estaduais e federais que cortam o Estado para dar dicas de prevenção contra acidentes e incêndios florestais. Em três municípios será realizada prevenção a afogamentos em represas e cachoeiras, com atenção especial ao município de Ouro Preto.

A Operação Tiradentes é uma iniciativa do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e dos Corpo de Bombeiros Militares e, de acordo com o órgão, contribui para o exercício do papel primordial do Estado, que é a promoção da segurança, condição essencial para a vida em sociedade. Os Corpos de Bombeiros e Polícias Militares somam, em todo o país, mais de 600 mil profissionais.

O resultado final da operação será divulgado pelo presidente do CNCG, Coronel PM Marcos Antônio Nunes de Oliveira, do Distrito Federal.