Curso coordenado pelo 3º BBM atinge a meta de 6 mil socorristas capacitados em Belo Horizonte

O 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), em Belo Horizonte, tem mais um bom motivo para comemorar. A unidade completou este mês, o número de seis mil socorristas capacitados no Curso de Primeiros Socorros (Resgate Básico) ministrado pela Companhia Escola. Implantada há dez anos, a capacitação é mais uma das ações que visam uma maior interação com a comunidade e o exercício da cultura de proteção e prevenção a acidentes.

O curso é gratuito e aberto a toda a comunidade. As aulas são realizadas à noite o que possibilita que mesmo pessoas que trabalhem em horário integral possam participar das aulas. Uma curiosidade é que desde a sua implantação, funciona ininterruptamente. De acordo com o Sargento Robson de Paula, coordenador do curso, até o momento já foram formadas 203 turmas. “Essas pessoas passam a ter conhecimentos em primeiros socorros e podem auxiliar no atendimento a uma vítima até a chegada das equipes de socorro. Isso faz toda a diferença”, pontua.

A iniciativa do Batalhão cumpre um duplo papel. Presta um serviço muito útil à população e contribui para que mais pessoas tenham uma pronta resposta até a chegada das ambulâncias ou das Unidades de Resgate. Estudos demonstram que este primeiro atendimento pode diminuir consideravelmente as sequelas em um acidente e até mesmo salvar uma vida.

Para participar não é necessário nenhum conhecimento na área de saúde. Basta que os interessados, homens ou mulheres, tenham acima de 18 anos e saibam ler e escrever. A lista de pessoas que já passaram pelo curso é grande e inclui donas de casa, mães , integrantes de forças de segurança e até mesmo profissionais de saúde que buscam uma reciclagem de conhecimentos. Dentro da sala, todos se tornam aprendizes e dividem os mesmos conhecimentos.

Além da teoria, os alunos aprendem na prática a lidar com diversas situações críticas como ferimentos, hemorragias, queimaduras, choque elétrico, animais peçonhentos e até mesmo partos de emergência. No final, são avaliados e recebem um certificado de aprovação. O curso faz tanto sucesso que a maior divulgação é feita pelos próprios ex-alunos o que resultou em uma lista de interessados que são recrutados pela Companhia Escola, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Capacitação

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2011 foram registrados no Brasil, 145 mil mortes por causas externas como acidentes e homicídios. Já as doenças cardiovasculares e cerebrovasculares foram responsáveis por mais de 204 mil mortes. Outros dados também acendem o alerta. O país registra cerca de 800 paradas cardiorrespiratórias por dia, a grande maioria delas na rua ou em casa, e menos de 30% dessas pessoas recebem os primeiros socorros antes da chegada das equipes de resgate. Apenas em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a mais de 42 mil ocorrências pré-hospitalares clínicas, que envolvem esses e outros tipos de emergências.

Para o Sargento De Paula, é a capacitação de um maior número de pessoas é uma necessidade real. “Quanto mais pessoas forem habilitadas, mais rápida será a identificação dos problemas apresentados pelas vítimas de traumas e emergências clínicas e mais rápido será o acionamento das equipes especializadas”, conclui.

Ações de integração com a comunidade como as executadas pelo 3º BBM também são desenvolvidas em outras Unidades do Corpo de Bombeiros em diversos municípios. As atividades se enquadram no programa Bombeiro e Comunidade previsto no Plano de Comando da corporação desenvolvido para o período de 2015 a 2026.

As informações sobre o curso podem ser obtidas na Companhia Escola do 3º Batalhão de Bombeiros Militar: (31) 3490-5528

alt alt