Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Revista Vigiles abre edital para recebimento de trabalhos

A Revista Vigiles abre hoje, 12/12, edital de chamamento para recebimento de trabalhos para a primeira edição, com lançamento previsto para julho de 2017. Saiba as normas para a publicação.

PÚBLICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA REVISTA TÉCNICO-CIENTÍFICA EDIÇÃO Nº 1

A Academia de Bombeiros Militar (ABM) e a Assessoria de Comunicação Organizacional (BM5) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) resolvem abrir, a partir do dia 15 de janeiro de 2017, a chamada pública para a recepção de manuscritos para a 1ª edição online da Revista Vigiles. Os manuscritos e os respectivos termos de autorização para a publicação de obra intelectual deverão ser submetidos exclusivamente no endereço eletrônico da revista (http://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/). A previsão de publicação é julho de 2017.

1. A Revista

A Revista Vigiles é um periódico online e impresso, com periodicidade semestral. Seu objetivo é publicar manuscritos que apresentem discussões sobre rotinas e desenvolvimento tecnológico, estratégico, logístico e administrativo dos órgãos de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública.

2. Normas de publicação

2.1 Normas técnicas para envio de artigo

A Revista Vigiles aceitará manuscritos nas seguintes áreas temáticas: Administração e Gestão pública, Busca, Salvamento e Atendimento pré-hospitalar, Defesa Civil e Defesa Social/Segurança Pública, Direito, Gestão da Educação, História e Gestão de documentos, Prevenção e Combate a incêndios e Saúde Ocupacional.

Os manuscritos serão aceitos nos seguintes formatos: 1) artigo científico, 2) resenha (de livros ou manuais), 3) estudo de caso e 4) revisão. As orientações para cada modalidade estão disponíveis no site do periódico (http://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/).

2.2 O processo editorial

O processo editorial da Revista Vigiles adota o sistema de avaliação anônima dupla para análise dos manuscritos encaminhados para publicação. Os documentos submetidos são analisados pelos editores da revista, de acordo com política editorial, sem avaliação externa. Textos que não estejam de acordo com os requisitos mínimos e características técnicas exigidas para a seção a qual foram submetidos não terão sua submissão aceita. Neste caso, será encaminhado e-mail aos autores solicitando a adequação às normas.

Trabalhos que estejam de acordo com as normas mencionadas serão encaminhados para pareceristas especialistas na área. Estes serão escolhidos pelos Editores entre pesquisadores e profissionais de reconhecida competência no tema do manuscrito. A identidade dos autores e suas afiliações institucionais não serão informadas aos pareceristas, bem como a identidade destes também não será informada aos autores dos manuscritos. Com base nas avaliações dos pareceristas, o Corpo Editorial rejeita, recomenda alterações ou aceita o manuscrito para publicação. Na ocasião, os autores receberão os pareceres emitidos a respeito de seu manuscrito.

As informações completas sobre o processo editorial da Revista Vigiles estão disponíveis no site do periódico (http://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/)

2.3 Responsabilidade dos autores

Serão aceitos trabalhos em coautoria, desde que todos os autores sejam identificados individualmente e autorizem, com o preenchimento do termo de autorização, a publicação do manuscrito.

O conteúdo dos manuscritos enviados para publicação é de responsabilidade exclusiva dos autores. Os Editores chamam especial atenção para os cuidados éticos necessários às pesquisas que envolvem seres humanos, atendendo ao item XII.2 da Resolução no 466-2012 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Sendo assim, o corpo editorial das revistas científicas deverá exigir documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Sistema CEP/CONEP. Ressalta-se ainda a atenção quanto à originalidade dos trabalhos apresentados, que serão verificados por meio de programa antiplágio.

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900