Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

BH 119 anos - Batalhões instalados na capital garantem proteção aos belorizontinos

Belo Horizonte completa nesta segunda (12/12) seus 119 anos. A terceira capital do país considerada uma das melhores cidades para se viver abriga uma população, segundo o último Censo do IBGE, de mais de 2 milhões e meio de habitantes. População à qual cabe ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) a proteção à vida, bens e também ao meio ambiente.

A cidade conta com quatro batalhões de Bombeiros, dois deles, especializados. O primeiro, 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), localizado na rua Piauí, região Centro-Sul, possui subordinado a ele pelotões na avenida do Contorno e nos bairros Saudade (região leste), Santa Lúcia (centro-sul) e Padre Eustáquio (região noroeste). Além de Belo Horizonte, o 1º BBM é responsável por dois pelotões nas cidades de Ouro Preto e Ponte Nova.

Já o 3º Batalhão de Bombeiros (3º BBM), tem sede na Avenida Antônio Carlos um dos grandes corredores viários da cidade. O “Guardião da Pampulha” como é conhecido o batalhão responde ainda pelos atendimentos na BR 381 que liga Minas Gerais a São Paulo e ao Espírito Santo e que registra um dos mais altos índices de acidentes automobilístico do Estado. Além de um pelotão no bairro Caiçara, o 3º BBM também responde pelos Pelotões nas cidades de Sabará, Vespasiano e Nova União. Somando o contingente do 2º Batalhão que atende à região de Contagem, a região metropolitana de Belo Horizonte conta com cerca de 900 bombeiros.

A capital conta também com dois batalhões especializados que dão suporte às outras Unidades em ocorrências mais específicas. Um deles, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), opera os dois helicópteros Arcanjo, um modelo Esquilo e um modelo EC-145. O Esquilo é multimissão, ou seja, atuam em combates a incêndios florestais, fazem transporte aeromédico e realizam ações de defesa civil, por exemplo. O BOA também opera o EC-145, um moderno helicóptero biturbina adaptada exclusivamente para o transporte aeromédico. A aeronave está equipada com o kit aeromédico de padrão internacional.

Em Belo Horizonte está também sediado o primeiro Batalhão de Bombeiros especializado em desastres e emergências ambientais, implantado em novembro de 2014. A Unidade que centraliza equipes especializadas é uma iniciativa pioneira no Estado e atua em situações complexas de incêndios florestais, buscas e salvamentos em desmoronamentos e soterramentos, ocorrências com cães adestrados, produtos perigosos, enchentes e inundações. Compõem o BEMAD as Companhia de Busca e Salvamento que possui dois pelotões qualificados para buscas e salvamentos com cães e outro em atividades especializadas de salvamento, como a ocorrida na tragédia em Mariana e a Companhia de Emergências Ambientais responsável pelo combate aos incêndios florestais e às ocorrências com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos (QBRNE). Juntas, as Unidades foram responsáveis por mais de 26 mil ocorrências em Belo Horizonte até outubro deste ano.

Ensino

Para ser um bombeiro militar é preciso se qualificar. Em Belo Horizonte, essa qualificação é realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM) que se divide em dois centros de treinamento, um deles, em Contagem e o outro em Belo Horizonte.

Inaugurada em 2011, a ABM representou um grande avanço no Sistema de Ensino do Corpo de Bombeiros e colocou a capital mineira na posição de referência em algumas áreas da atividade Bombeiro Militar. Hoje, toda a formação da corporação mineira é realizada em Belo Horizonte. Convênios realizados com corporações de outros Estados como o Espírito Santo permitem que a cidade abrigue também futuros oficiais em formação, pertencentes a outros estados como Espírito Santo.

Abaixo alguns flagrantes da atuação do Corpo de Bombeiros em BH

alt alt  alt

alt
 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900