Bombeiros realizam Estágio Básico do Combatente de Montanha

O Estágio Básico do Combatente de Montanha do Exército Brasileiro contou com a participação de 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e foi realizado pelo 12º Batalhão de Infantaria, entre os dias 16 a 20 de março.

O estágio abordou técnicas de escalada livre aplicadas ao montanhismo e treinamento físico militar. Participaram 79 profissionais de segurança entre integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, do Exército e da Aeronáutica. A primeira parte do Estágio do Combatente de Montanha é realizada dentro do complexo do 12º Batalhão de Infantaria e a segunda parte, na Serra da Piedade, no município de Caeté, a 50 Km de Belo Horizonte.

Desde 1981 o estágio é realizado e mais de 100 bombeiros mineiros já concluíram o curso de escalador militar. O soldado Samuel Lucas Santos Neves afirmou que “as técnicas de escalada ensinadas no curso foram bem aprofundadas e irão nos auxiliar nas atividades de resgate vertical realizadas no serviço operacional. E, também, tivemos a oportunidade de interagir com as diversas forças miliares estaduais e federais e trocar experiências e técnicas.”

A solenidade de encerramento foi presidida pelo Comandante do 12º Batalhão de Infantaria, Coronel EB André Laranja Sá Corrêa, acompanhado do Comandante do 1º BBM Tenente-Coronel Willian da Silva Rosa e autoridades civis e militares.

Fotos: 12º Batalhão de Infantaria

alt alt