Chefe do Estado-Maior toma posse em solenidade na Cidade Administrativa

O novo chefe do Estado-Maior e subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Hélder Ângelo e Silva, recebeu o cargo de seu antecessor, Coronel Ezequiel Silva, nesta terça-feira (13). A passagem de função foi marcada por uma solenidade no auditório JK, na Cidade Administrativa, sede do Governo Estadual.

Presidida pelo secretário de Defesa Social, Bernardo Santana, acompanhado pelo comandante-geral, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, a solenidade teve a presença de autoridades civis e militares, dentre elas, secretários de Estado, políticos, representantes do Exército Brasileiro, Polícia Civil, Tribunal de Justiça Militar, Associações representativas de policiais e bombeiros Militares, ex-comandantes e oficiais da reserva. Na oportunidade, o secretário Bernardo Santana reafirmou os compromissos do Governo de Minas de aumentar o efetivo da corporação. “O objetivo é aumentar a capilaridade do Corpo de Bombeiros em todas as regiões do estado, dada a excelência de seus serviços e a importância das suas funções que é reconhecida por todos os mineiros e também no Brasil".

Em seu discurso, o Coronel Hélder falou da satisfação em ocupar o cargo na corporação que lidera as pesquisas de maior aceitação popular no estado, no Brasil e no mundo e também dos desafios. “ A arte de liderar comandantes é desafiadora, ainda mais nos dias de hoje, em que a Corporação passa por uma verdadeira transformação ao ter que acompanhar as tendências da modernização e otimização dos modelos de gestão em consonância com as diretrizes políticas, técnicas e orçamentárias, conflitantes com o surgimento de novas demandas da sociedade. Acredito que a solução está na união do trabalho e do esforço de todos, procurando fazer uma gestão de recursos humanos e materiais empregando o bombeiro militar no local em que ele possa contribuir da melhor forma possível para o atendimento à população e consequente crescimento da Corporação. Esta gestão exigirá constante rearranjo para fazer a diferença no cumprimento da missão”, disse.

O Coronel Ezequiel Silva também aproveitou o momento para falar à tropa e aos demais presentes à solenidade. " A par de todas as conquistas registradas nos últimos anos, temos a clara consciência dos desafios que se apresentam. Para fazer parte a essa crescente demanda, o Corpo de Bombeiros precisa desenvolver estratégias que permitam equilibrar a demanda por nossos serviços com as capacidades da instituição em oferecer mais e melhores serviços à população. Saibam todos que a cada chamado atendido e a cada pessoa amparada e socorrida, seremos guardados pra sempre na história de vida dessas pessoas", afirmou.

Currículo do Cel Hélder

O Coronel Hélder tem 48 anos de idade, é casado, pai de uma filha e iniciou a carreira militar há 26 anos, no Curso de Formação de Oficiais da PMMG. O oficial também é bacharel em Direito pela faculdade Monsenhor Messias de Sete Lagoas. Em 1992 concluiu o Curso de Bombeiro para Oficiais. Dentre as principais comendas recebidas estão as medalhas Dom Pedro II ( maior comenda do CBMMG) e a Santos Dumont, grau Bronze.

Ao longo da carreira, o Coronel Hélder atuou, dentre outras funções, como chefe de seção da Diretoria de Atividades Técnicas e do Centro de Controle de Emergências da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do estado (Cedec/MG). Foi também subdiretor de Recursos Humanos, comandante do 3º BBM, diretor de Assuntos Institucionais e subdiretor de Contabilidade e Finanças, função que exerceu em 2005 e de 2011 a 2013. Desde maio de 2014, o oficial era o titular da Diretoria. O Estado-Maior é a Unidade de Direção Geral responsável, perante o Comando-Geral, pelo estudo, planejamento, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades do CBMMG.

O Coronel Hélder iniciou a carreira militar há 26 anos title=

Fotos:Júlio Fotógrafo

Clique aqui e acesse a galeria de fotos