Comandante-geral participa da 2ª reunião do CNCG

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Ivan Gamaliel, participou nos dias 8 e 9, em Belo Horizonte, da 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM).

Coordenado pelo presidente do CNCG, Coronel PMMG Márcio Sant'Ana, o encontrou reuniu comandantes-gerais de vários Estados para discutir assuntos relacionados à segurança pública e defesa social. O primeiro dia foi iniciado pelo próprio presidente com um ciclo de palestras sobre o tema “A saúde organizacional, a cultura e as bases éticas da PMMG”, desenvolvido em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (Afas). A palestra abordou temas como a etimologia, significado e diferença entre ética e moral, estética militar e uso do uniforme e patrimônio cultural e material das Corporações.

Foram também abordados os fatores positivos e negativos das ações de Polícia Administrativa exercidas pelas Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares do Brasil. A palestra é o resultado de um estudo entre várias corporações do país. Foi apresentado o Projeto de Lei 2292/2011, e ressaltada a importância da integração da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar com o sistema de segurança pública previsto no art. 144 da Constituição Federal. O ciclo terminou com o destaque para a necessidade da participação comunitária nas ações de polícia administrativa e os benefícios advindos com a aprovação da PL 2292/2011.

Novo Comando

O CNCG é um órgão colegiado responsável por promover a aproximação entre as instituições militares estaduais contribuindo para o fortalecimento e articulação da segurança pública e defesa social. Com uma atuação junto às casas legislativas, o CNCG participa de discussões e propostas que atinjam os interesses organizacionais, para então definir posturas e direcionamentos das ações por parte dos Comandos das instituições.

Ao término do segundo dia da 2ª Reunião, o Presidente, Cel PMMG Sant'Ana, formalizou o pedido de exoneração da presidência do órgão, assumindo em seu lugar o atual 1º vice-presidente Cel BM Carlos Helbingen, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. A partir de 2015, o Cel Sant'Ana passa a compor o Quadro de Oficiais da Reserva.

Durante a reunião foram tratados assuntos afetos à segurança pública e defesa social