Batalhão de Operações Aéreas completa 8 anos com mais de 3 mil salvamentos em MG

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (BOA) completou oito anos de criação com uma bela solenidade no hangar da Pampulha, na última quarta-feira (17/12). Vítimas resgatadas pelos helicópteros e pela tripulação participaram da homenagem e agradeceram aos bombeiros por terem lhes salvo a vida.

O BOA é a unidade do Corpo de Bombeiros responsável pela utilização de aviões e helicópteros. Desde o início das operações, em 2007, a unidade já resgatou 3.415 pessoas, em 5.100 horas de vôo. O comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Cláudio Roberto, falou sobre a importância da Unidade. " São oito anos de BOAS notícias para a sociedade mineira. Trabalhamos em equipe e planejamos tudo com seriedade para que possamos ajudar nos momentos desfavoráveis e, muitas vezes, nos apegamos a um fio de possibilidade de vida e conseguimos adiar o mal maior", conta.

Atuam no BOA 50 bombeiros militares e 16 médicos e enfermeiros do Samu-BH que trabalham em parceria para salvamentos e resgates de vítimas mais graves. A frota atual é composta por dois helicópteros esquilo com capacidade para seis pessoas, um avião Cesnna 210 (seis pessoas) e o recém-adquirido helicóptero modelo EC 145 com capacidade para nove pessoas, único no Brasil configurado para missões aeromédicas e voo por instrumentos.

Agradecimento

Mais que um salvamento, cada voo realizado pelos Arcanjos são histórias que marcam para sempre. Para muitas vítimas, o trabalho do BOA representa um presente de vida. Muitas, fazem questão de agradecer o presente valioso. Uma dessas vítimas é Vítor Amaral, 32 anos, que sofreu um acidente no dia 19 de setembro de 2009, quando fazia trilha de moto, em Nova Lima. Ele caiu num buraco e quebrou as duas pernas quando a moto caiu por cima dele. O rapaz usou seu celular para discar 193 e em 7 min o Arcanjo o localizou. Após longa fisioterapia e recuperação ele resolveu agradecer à equipe de bombeiros que lhe socorreu.

Outra vítima é Rafael Barreto, de 22 anos, que caiu de bicicleta na trilha também em Nova Lima, sofreu traumatismo craniano grave e ficou inconsciente. Está em tratamento no hospital Sarah Kubitschek, recuperando bem os movimentos. O rapaz fez questão de ir até o hangar agradecer aos bombeiros. O pai do garoto, Marcos Barreto estava orgulhoso de poder participar de uma cerimônia em homenagem aos "Arcanjos". " Agradeço à Nossa Senhora Aparecida e aos bombeiros por me darem de volta o bem mais precioso, o meu filho", falou emocionado.

Durante a solenidade foi feita também uma homenagem ao Capitão Penido, que concluída a formação de piloto, passa a assumir o comando dos helicópteros nas missões. Ele atuava como co-piloto e recebeu um certificado de promoção à nova função, com direito à participação surpresa da família.

BOA