Exposição histórica chega à região Leste de BH

A exposição histórica "Dos Sinos ao 193" deu início nesse final de semana à sua rotatividade por bairros da capital. O primeiro bairro a receber a mostra que conta a história do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é o São Geraldo, na região Leste. A mostra pode ser conferida até o dia 7 de outubro, no Centro Cultural da Prefeitura Municipal. A entrada é gratuita!

A exposição relembra a história de sua criação, em 1911, até os dias atuais por meio de fotos antigas, reportagens de jornais da época mostrando o trabalho dos militares, além de depoimentos. Durante essa linha de tempo histórica, o público vai perceber a mudança do perfil profissional dos Bombeiros, com a diversificação de técnicas, atividades e equipamentos.

Morador do bairro, o auxiliar administrativo Diego William Ferreira, 34 anos, foi conferir a exposição no sábado, dia 2. "Acho bastante relevante, pois falta mais acesso à história e à cultura. Falta informação sobre muita coisa e sem ela não temos como cobrar nossos direitos. Independentemente da área, informação é sempre bem-vinda", avalia. Opinião compartilhada pelo amigo Lidson Pierre, 30 anos, que escolheu a foto de um salvamento do helicóptero Arcanjo como a predileta. "Precisamos de mais projetos como esse. O Corpo de Bombeiros é uma das únicas instituições na qual confio. Muito bacana a exposição", completa.

O nome da exposição remete ao início do combate a incêndios em Minas Gerais quando os sinos das igrejas anunciavam o ocorrido. Ela contou com o apoio da Confraria do Fogo e da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura (AFAS). O horário de funcionamento do Museu é de terça à sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. O Centro Cultural fica na Rua Silva Alvarenga, 548 - São Geraldo - Telefone: (31) 3277-5648