ABM comemora 6 anos com aumento da capacidade de formação de novos Bombeiros para o Estado

Polo de formação de bombeiros militares para o Estado de Minas Gerais, a Academia de Bombeiros Militar (ABM) completou, no dia 10 de março, seis anos. A data foi lembrada em uma solenidade com entrega da medalha da Ordem do Mérito Militar a militares do efetivo e homenagens a antigos comandantes.

Instalada em dois centros, um localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, em um prédio histórico da rua Piauí, e o outro no município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a unidade de ensino representou um grande avanço no Sistema de Ensino da Corporação. No ano passado, a unidade de Contagem inaugurou suas novas instalações, passando a contar com 16 salas de aula, além de um incremento em equipamentos. Para este ano, a previsão é de que sejam formados pela ABM mais de 800 militares entre oficiais e praças. Nos últimos anos, a celebração de convênios com outros Estados como, por exemplo, o Espírito Santo, tem proporcionado a formação de Oficiais para outros Corpos de Bombeiros.

Uma das conquistas recentes, além da ampliação de sua infraestrutura, foi o reconhecimento pela secretaria de Estado de Educação do Curso de Formação de Oficiais como Bacharel em Ciências Militares - Prevenção e Gestão de Catástrofe e do Curso de Habilitação de Oficiais como Tecnólogo em Segurança Pública - Gestão e Gerenciamento de Catástrofe.

Ensino a Distância

No dia 3 de março, a ABM também comemorou outro marco: as duas décadas de implantação dos cursos na modalidade a distância. A primeira iniciativa foi a criação do ciclo de Ensino a Distância para realização do curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS BM). A partir de 2010, a corporação passou a utilizar a plataforma moodle, um software de apoio à aprendizagem que possibilita manter os alunos matriculados em cursos totalmente à distância. A metodologia de ensino a distância trouxe diversas vantagens para Corporação, dentre elas a economia de recursos financeiros e a manutenção do bombeiro em suas atividades.

alt alt alt