ABM- Cadetes do CFO recebem Espadim

O Espadim é considerado o símbolo dos Cadetes e representa a entrada dos alunos no mundo militar. Os Cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficias (CFO) receberam o Espadim Dom Pedro II, em solenidade realizada no Ginásio do Clube dos Oficiais, na última sexta-feira, 20/03.

Os 39 cadetes do CFO, Turma Paladinos, receberam o Espadim das mãos de seus padrinhos e madrinhas. O Espadim é recebido no primeiro ano do curso e devolvido no dia em que o Cadete é declarado Aspirante a Oficial, o que deverá acontecer em 2017. Na Turma Paladinos, sete cadetes são integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que possui um convênio com o CBMMG, desde 2008, para a formação dos Oficias.

A solenidade contou com a presença do diretor de Apoio Logístico do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, Coronel Félix Gomes Martins, representando o Comandante-Geral, Carlos Marcelo D’Isep Costa, além de autoridades civis e militares.

O Espadim é símbolo de liberdade, justiça e paz, ideais históricos de seu patrono Dom Pedro II, portanto, muito mais que uma arma, é um símbolo de conquista e realização. A partir do momento em que o Cadete recebe o Espadim, deve internalizar o compromisso de aprender, no período em que desenvolve sua formação dentro da Academia de Bombeiros Militar. Deve reforçar seu compromisso para com seus superiores e autoridades constituídas do Estado, além do estrito cumprimento das ordens e orientações recebidas, sempre atento aos princípios que regem o serviço público.

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros foi uma atração à parte na solenidade. Os músicos fizeram evoluções ao som de dobrados militares, marcando sua presença na cerimônia e mostrando a importância das agremiações musicais na corporação.

CFO

O CFO Bombeiro Militar tem duração de três anos, com carga horária de 4020 horas/aula. O curso está em processo de reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação, para funcionar como graduação em Ciências Militares, Prevenção e Gestão de Catástrofes.

Durante o período de formação, os alunos estudam disciplinas específicas da atividade bombeiro militar como salvamento em altura, terrestre e aquático, combate a incêndios urbanos e florestais e segurança contra incêndio e pânico. Na grade curricular constam ainda outras matérias como gestão estratégica, financeira e orçamentária, além de chefia e liderança e comando militar que vão preparar o futuro oficial para a tomada de decisões nos diversos ramos de atuação.

alt alt

Clique aqui e acesse a galeria de fotos