Academia de Bombeiros Militar (ABM) – Bombeiros realizam instruções de combate a incêndio urbano e mergulho

Como parte das atividades de ensino dos Cursos de Formação (CFO) e de Habilitação (CHO) de Oficiais do Corpo de Bombeiros, os militares da Academia de Bombeiros Militar (ABM), realizaram instruções de combate a incêndio urbano e de mergulho.

No dia 23/02, os Cadetes do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) realizaram uma aula prática de combate a incêndio urbano, no Campus II da ABM, localizado em Contagem, no antigo Praia Clube. A instrução, ministrada pelo Tenente Menezes, teve o objetivo de proporcionar aos Cadetes o contato com os materiais usados no combate as chamas.

Durante a instrução, os militares treinaram a montagem de uma linha de proporcionador de espuma e puderam visualizar as características das espumas de alta, média e baixa densidade, além de perceber as peculiaridades das diferentes formas de combate a incêndio utilizando líquido gerador de espuma (LGE).

Já no dia 24/02, foi realizada uma instrução de mergulho para o Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), no Clube dos Oficiais da Policia Militar. A atividade foi dividida em três oficinas: montagem de equipamentos de mergulho, orientação submersa e montagem de equipamento submerso.

O coordenador do treinamento, Tenente Ranier, afirmou que o objetivo da atividade é qualificar o futuro oficial como coordenador da atividade de mergulho. “Apesar dos militares já saberem a prática de mergulho, a ênfase do treinamento foi para a coordenação e planejamento da atividade, papel que desempenharão no oficialato. Além de um importante recurso didático, a atividade é importante caso venham a atuar como instrutores de mergulho em cursos destinados a outros oficias.”

alt alt alt