Formiga - Bombeiros realizam curso para prevenção de afogamentos

Para diminuir o número de afogamentos na região do Lago de Furnas, militares do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Formiga, região centro oeste do Estado, realizaram um treinamento de salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar para funcionários de clubes e da Prefeitura Municipal, nos dias 10 e 14 de abril.

Pensando na prevenção de acidentes aquáticos e afogamentos, os bombeiros realizaram um curso, com carga horária de 40 horas, para 28 funcionários que trabalham diretamente com banhistas. Para participar, os integrantes passaram por uma fase de pré-seleção com provas de corrida e natação. O treinamento abordou o planejamento e prevenção em atividades aquáticas, nado de aproximação, resgate de vítima submersa, retirada de vítima em lagoa/represa, suporte básico de vida e materiais e equipamentos que devem ser utilizados.

Localizado na região do Lago de Furnas, Formiga é um município turístico e as atividades aquáticas são o principal atrativo local. A cidade possui clubes e diversos lagos e cachoeiras com estrutura para receber banhistas. O chefe do departamento de Turismo Municipal e presidente do Clube Náutico Formiguense, Tadeu Júnior, destacou a importância da atividade: “Esta iniciativa é de grande importância, pois agora nossos funcionários estão mais preparados para prevenir e atuar em caso de algum acidente”.