São João del-Rei - Simulado de acidente com Maria Fumaça capacita bombeiros

Um cenário extremo: um abalroamento de um trem sobre um carro, com quatro vítimas presas às ferragens do automóvel e mais três vítimas feridas dentro da composição. Após o acidente, diversas viaturas e militares do Corpo de Bombeiros se aproximam para atender as vítimas e eliminar o risco de um incêndio e explosão. Toda a situação que poderia ser real foi mais um treinamento do Corpo de Bombeiros Militar para atender a este tipo de ocorrência.

A ação foi realizada no início do mês, na saída da estação ferroviária, bairro Caieiras, em São João del-Rei com a utilização da histórica Maria Fumaça. Foram empenhadas viaturas de resgate para o atendimentos aos feridos; viaturas de salvamento, para cortar as ferragens e retirar as vítimas e um caminhão de combate a incêndio para conter um princípio de chamas. A ação simulou um grave acidente com grande número de vítimas e em um local de muito movimento na cidade. Cerca de 30 bombeiros participaram da atividade que contou com o apoio da Polícia Militar, Samu, Exército e Guarda Municipal. Como a Maria Fumaça é um patrimônio histórico, o simulado também contou com a presença de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

De acordo com o comandante do 2º Pelotão de Bombeiros e um dos coordenadores do simulado, Tenente Guimarães, "Tudo correu da melhor forma possível. Conseguimos um bom tempo de resposta e todos os órgãos envolvidos desempenharam seu papel muito bem. Foi um ótimo treinamento para nosso pessoal, uma boa oportunidade de colocar em prática nossos conhecimentos. Além disso, foi uma chance de coordenar as ações com todos os órgão envolvidos", avaliou.

Durante o simulado, uma chamada real de um incêndio quase inviabilizou o uso do caminhão de combate a incêndio no simulado, mas a ocorrência foi concluída sem prejuízos. "É importante que se realize este tipo de atividade, mas isto não pode, jamais, atrapalhar o atendimento à população, que é nossa maior prioridade", conclui o Tenente Guimarães.

alt alt alt alt