Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Bombeiro Amigo do Peito

Este projeto, em parceria com os Bancos de Leite Humano (BLH) das Prefeituras Municipais, tem por finalidade efetuar atendimento às mães com problemas relativos à amamentação, incentivar o aleitamento materno na comunidade e coletar o leite de mães doadoras.

O leite humano coletado é transportado para o BLH, onde é pasteurizado, efetuada análise microbiológica e distribuído para crianças hospitalizadas que necessitam de leite materno: crianças de baixo peso, filhos de mães portadoras do vírus HIV, as quais não podem amamentar, crianças que perderam a mãe e outras que precisam deste líquido precioso para viver. O leite materno é reconhecido mundialmente como um poderoso agente de saúde, principalmente para as crianças abaixo de seis meses de vida, reduzindo significativamente as doenças infecciosas, respiratórias, do aparelho gastrintestinal, colaborando com o fim da desnutrição e reduzindo assim os índices de morbidade e mortalidade infantil, o que favorece uma melhor qualidade de vida para as crianças brasileiras.

No desenvolvimento do Projeto, Bombeiros Femininos efetuam a coleta do leite humano nas residências das mães doadoras, numa escala alternada, visitam as mães com problemas relacionados à amamentação, onde fornecem orientações, encaminhando aquelas com maiores problemas ao BLH e captam doadoras, além de trabalharem para o incentivo da amamentação natural.

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900