Minas online

 

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Emergência ligue: 193

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Pagina inicial

Revista Vigiles ganha o 2º lugar do Prêmio Inova

O Prêmio Inova Minas Gerais tem como intuito reconhecer soluções inovadoras e valorizar servidores que atuam de forma criativa para melhorar a prestação dos serviços públicos do Governo do Estado de Minas Gerais. A solenidade que premiou militares do Corpo de Bombeiros, ocorreu no dia 21 de novembro de 2018, no auditório da Cidade de Administrativa.

O Prêmio Inova está na terceira edição e é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP), em parceria com a Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas (SGAPE). O Prêmio também conta com o apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).

Revista Vigiles

A Vigiles é uma publicação do CBMMG e foi desenvolvida para contribuir na difusão de trabalhos técnicos e científicos sobre as rotinas e os procedimentos operacionais e administrativos relacionados às atividades dos diversos órgãos de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública. Esta proposta atende a necessidade de se estabelecer uma relação de permanente comunicação e discussão dos avanços técnico-científicos nas áreas temáticas entre profissionais, pesquisadores e a sociedade.

A primeira edição foi lançada no dia 31 de agosto nas versões impressa e online (www.vigiles.bombeiros.mg.gov.br) e tem periodicidade anual.

A importância do conhecimento para o desenvolvimento institucional sempre fez parte do pensamento administrativo e tem sido cada vez mais enfatizada. Atualmente, a gestão do conhecimento nos processos organizacionais se tornou um dos elementos centrais para a atuação estratégica. Tendo em vista esse contexto, a proposta da Vigiles se alinha ao planejamento estratégico desenvolvido pelo Comando do CBMMG.

O reconhecimento faz com que o conselho editorial da Vigiles se empenhe cada vez mais para inovar e investir esforços para que a revista se torne um meio de divulgação e troca de conhecimentos de referência nacional no âmbito da Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública.

Desenvolvimento da Vigiles

A oportunidade para o desenvolvimento da Vigiles foi vislumbrada ao se observar um desequilíbrio entre a produção e a divulgação técnica e científica de trabalhos sobre temáticas com interface e aplicabilidade às atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e por outras instituições de Segurança Pública no contexto estadual e nacional. Verificou-se que conhecimentos relevantes e atualizados deveriam ser facilmente acessados por profissionais e pesquisadores no país em um veículo exclusivo.

Em várias instituições, conhecimentos são produzidos e apresentados sob o formato de manuais técnicos, relatórios gerenciais, trabalho de finais de curso, dissertações e teses desenvolvidos pelos servidores tendo como foco questões relacionadas ao seu trabalho diário. Porém, poucos deles são amplamente divulgados.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) empenha-se na criação de manuais, instruções técnicas, diretrizes e cartilhas. No conjunto, esses documentos contêm orientações voltadas para profissionais e leigos, sempre visando o melhor atendimento à sociedade. A instituição busca sempre aprimorar os conhecimentos necessários para salvar vidas, também por meio do aperfeiçoamento técnico-científico.

A Vigiles - Revista de Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública nasce como parte desse esforço. O projeto de uma revista técnico-científica foi concebido em 2012 por militares e servidores civis vinculados à Academia de Bombeiros Militar (ABM). Nos anos seguintes, a proposta foi revisada e ampliada com o apoio da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI) e da Seção de Comunicação Organizacional (BM5) do CBMMG. Após passar por uma reestruturação entre 2016 e 2017, conta hoje com um o Conselho editorial comprometido com a concretização da segunda edição da Revista.

alt

alt

 
Comando-Geral: Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG - CEP: 31630-900
Alerta