Militares são capacitados para atender ocorrências com produtos perigosos

Na última segunda-feira (05/11), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a formatura do Curso de Produtos Perigosos (CPRop/2018). O evento aconteceu na Academia de Bombeiros Militar (ABM), localizada no bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte.

Ao todo, 31 militares concluíram o treinamento que contou com a presença de 06 militares do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A atividade teve como objetivo capacitar os participantes para o atendimento de ocorrências típicas envolvendo produtos perigosos.

Durante o curso, os bombeiros foram treinados em diversos tipos de atividades com produtos perigosos, como reconhecimento das características físico-químicas, identificação dos produtos, descontaminação de equipamentos, resgate de vítimas, confinamento e contenção básica, monitoramento, além de técnicas para aterramento, interligação e transferência de produtos.

O aprimoramento das técnicas e táticas empregadas nas atividades que envolvem os produtos perigosos é cada vez mais necessário, tendo em vista a extensão da malha rodoviária em nosso Estado, que também funciona como rota de transporte destes produtos.

A solenidade de encerramento do curso foi presidida pela Ten-Coronel Kênia Prates Silva Maciel Freitas, que atualmente responde pelo Comando da ABM. Contou também com a presença do representante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Ten-Coronel Lanusse Araújo Andrade, do Chefe dos Bombeiros do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, o Capitão da Força Aérea Brasileira Edson Moisés Junior e da Diretora de Prevenção e Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Wanderlene Ferreira Nácif.