Corpo de Bombeiros Militar recebe os novos Cadetes do CFO BM

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 01 de fevereiro, no pátio da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a recepção dos novos Cadetes do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO BM).

O Curso de Formação de Oficiais, visa a formação e qualificação de profissionais multidisciplinares para atuação na área de prevenção e gestão de catástrofes. O curso, com carga-hora total de 4.690 horas/aula, tem duração de quatro anos e contará com disciplinas divididas em quatro módulos: técnico, jurídico, operacional e complementar.

Recepção novos Cadetes

Ao final dos quatro anos de curso o Cadete é declarado Aspirante à Oficial, capacitado para assumir as funções de oficial subalterno no comando de atividades de prevenção, socorro, salvamento e combate a incêndios no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar.

O curso era realizado anteriormente na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais através de convênio firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar desde o ano de 2000, e agora, em 2011, com a criação da Academia de Bombeiro Militar, o curso passa a funcionar nas instalações da própria Corporação, localizadas no bairro Funcionários em Belo Horizonte.

A solenidade presidida pelo Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel BM Aurélio Sávio de Mendonça Terra, contou com a presença do Comandante da Academia de Bombeiros Militar, Tenente-coronel Edson Alves Franco, dos oficiais superiores e praças da Unidade, além da presença dos pais dos alunos.

Recepção novos Cadetes

Como forma de simbolizar o ingresso nas fileiras desta corporação centenária, os Cadetes do primeiro ano do CFO entraram marchando pelo portão das armas da Academia de Bombeiros Militar. Em seguida, houve o hasteamento do Pavilhão Nacional, com a presença de todo o corpo de Cadetes. O Capitão Cosendey, comandante do Corpo de Alunos de Oficiais hasteou a bandeira Nacional, e o Cadete BM, Josué Soares da Silva Neto, a bandeira de Minas Gerais.

Recepção novos Cadetes

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros realizou apresentações musicais, desejando boas vindas aos novos Cadetes.

Cadete BM Raquel

“É uma sensação de mudança, uma grande expectativa de crescimento na vida social e profissional. É uma felicidade para mim e minha família. Estou orgulhosa de fazer parte desta corporação e da primeira turma independente a ser formada no CBMMG.” - Cadete BM Raquel Claudio de Santana

Cadete BM Ivan

“É muito emocionante! Venho do Estado do Espirito Santo e espero concluir o curso com muita honra e com a graça de Deus!”Cadete BM Ivan Loreto

Coronel BM Aurélio

“A carreira Bombeiro Militar é construída a cada dia! Deve-se cuidar dela diariamente como se fosse uma planta, regá-la para dar frutos, amadurecer e crescer! Vocês são agora uma comunidade, uma família. E daqui a quatro anos serão os futuros oficiais desta corporação!”Coronel BM Aurélio Sávio de Mendonça Terra

Clique aqui para acessar a galeria de fotos da Abertura do curso do CFO BM.

Redação e fotos: Cabo BM Fábio - EMBM5

Comando-Geral: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG