Bombeiros qualificam para salvamentos em soterramentos, enchentes e inundações

A Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte, foi palco na última segunda-feira (4), da formatura de 30 alunos do Curso de Salvamento em Soterramento, Enchentes e Inundações (CSSEI). O curso qualificou 30 bombeiros para ocorrências do período chuvoso.

O CSSEI começou no dia 14 de outubro, em um total de 140h/a. Os militares treinados serão os primeiros interventores nas ocorrências de desastres em áreas atingidas por grandes chuvas.

Durante o treinamento, os alunos participaram de diversos simulados que reproduziram um ambiente encontrado em ocorrências reais. Solenidade contou com a presença do comandante-geral, Coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, do chefe do Estado-Maior, Coronel Ivan Gamaliel, e do comandante da ABM, Tenente Coronel Ricardo Eugênio, além de outras autoridades e convidados.

Período Chuvoso

O treinamento dos bombeiros para atuação no período chuvoso foi dividido em duas etapas. Na primeira delas, realizada em Contagem (Campus 2 da ABM), o grupo treinou técnicas de resgate de vítimas soterradas.

A segunda parte foi realizada na cidade de Itutinga, a 250 quilômetros de Belo Horizonte. Lá, foram treinados treinados salvamentos em enchentes e inundações. Durante os simulado, os alunos foram submetidos a um extremo desgaste físico e psicológico com atividades de dia e à noite simulando um atendimento real.

Destaque

Por causa do trabalho desenvolvido no Estado, os dois grupos já treinaram bombeiros do Rio de Janeiro, Samu e Grupamento de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais. No ano passado, o grupo ganhou destaque pela atuação em um desabamento de dois prédios no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, no dia 2 de janeiro de 2012.

Formatura foi realizada no pátio da ABM

Treinamento para vítimas de enchentes em Itutinga

Grupo é qualificado para ocorrências no período das chuvas

Comando-Geral: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG