Bombeiros aperfeiçoam salvamento em soterramentos, enchentes e inundações

Vinte e sete bombeiros, entre eles, dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, participaram, na semana passada, de uma capacitação para salvamento de vítimas em enchentes, desmoronamentos e inundações, ocorrências típicas do período chuvoso.

O treinamento, que está em sua segunda versão, foi coordenado pelo Batalhão de Emergências Ambientais (Bema), com apoio do Comando Operacional de Bombeiros e capacitou militares do Grupo de Salvamento em Soterramentos, Enchentes e Inundações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (GSSEI). O primeiro treinamento módulo avançado ocorreu no mês de outubro, com duração de 25 dias, onde foram formados 25 militares do 1º Batalhão de Bombeiros (BH), sendo 10 deles qualificados como instrutores. Dessa vez, participaram bombeiros dos 1º (BH), 2º(Contagem), 3º(BH-Pampulha), 4º(Juiz de Fora), 6º(Governador Valadares), 9º (Varginha) e 10º(Divinópolis) Batalhões.

Os alunos vivenciaram operações como as realizadas no ano passado em Guaraciaba, na Zona da Mata, em apoio aos Batalhões Operacionais e ao Bema, após uma inundação que atingiu a cidade e afetou mais de 10 mil pessoas. Deslocados com urgência, os militares fizeram a retirada de muitas famílias que estavam ilhadas, com dificuldade para chegar aos abrigos e também ajudaram a prefeitura a coordenar as ações de Defesa Civil no município. Exercício que simulou um ambiente real, de acordo com o Tenente Farah, comandante do GSSEI e coordenador do treinamento. "Os militares foram submetidos a momentos de extremo cansaço com um simulado de soterramento, que durou aproximadamente 26 horas. É um bom exercício para que pratiquemos nosso lema que é "a vontade acima da possibilidade", diz.

Bombeiros são capacitados em salvamento em soterramento, enchente e inundação

Comando-Geral: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4143 - 5º andar - Prédio Minas, Bairro: Serra Verde - Belo Horizonte- MG